13. Porque obterão misericórdia

Série - A busca da felicidade em Cristo

Publicado em 22/04/2022 às 14h08

1. TEMPO DE ORAR | 5 min
2. TEMPO DE CANTAR | 5 min
3. TEMPO DA PALAVRA | 30 min

"... pois obterão misericórdia" (Mateus 5:7).

Introdução | Ser aceito, ser perdoado, ser amado, apesar de minhas falhas, é o que eu mais preciso de Deus (Rm 7:24). Sem a Sua misericórdia eu estaria condenado, na escuridão do reino de Satanás. Mas Ele me resgatou das trevas, me trouxe para o reino do seu querido Filho (Cl 1: 13). Eu estava sujo, fraco, ferido, perdido, era Seu inimigo, mas Ele me amou e agiu em meu favor, não me castigando conforme eu merecia (Sl 103:8-10). Como Deus é misericordioso! Ele não me julgou, mas me ajudou, para que eu tivesse tempo de me arrepender, de aprender, de mudar, de me transformar segundo a imagem de Seu amado filho. E Jesus agiu da mesma forma. Mostrando amor aos fracos e dando forças aos desanimados, como havia sido profetizado (Is 42:3). Ele não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo (Jo 3:17). Jesus não veio humilhar o pecador, mas convencê-lo a abandonar sua vida de pecado (Jo 8:11). Você é misericordioso(a) ?

Um ciclo que volta para nós | Quanto mais amamos a Deus, conscientes de sua misericórdia expressa na cruz através de Cristo, mais facilidade temos de aceitar, perdoar e amar nosso semelhante (Ef 4:32). Quanto mais eu perdoo, mas perdão eu recebo de Cristo e mais eu demonstro que o amo (Lc 7:47). Sendo assim, nossa capacidade de perdoar está diretamente ligada à nossa vontade de ser perdoado (Cl 3:13). Perdoar e ser perdoado, ser misericordioso e receber misericórdia são inseparáveis, como Jesus ilustrou na parábola do credor incompassivo e na oração do Pai Nosso (Mt 18:33-35; 6:12,14-15). Aquele que fecha o coração para os pequeninos, fecha o coração para o próprio Cristo (Mt 25:45). Aquele que após ser perdoado por Deus, de uma dívida que jamais poderia pagar, ainda assim oprime o seu devedor por algo insignificante, pagará o preço da sua ingratidão.

As recompensas ao misericordioso | Deus se lembrará do misericordioso nos dias difíceis, nos dias de enfermidade, e ele terá vida longa (Sl 41:1-3). Ele receberá alívio de suas dores (Pv 11:25). Jamais será abalado e se lembrarão dele, mesmo depois de sua morte (Sl 112:5-6). Seus filhos serão abençoados (Sl 37:26). Ele será próspero (2Co 9:6). Será recompensado por Deus (Pv 19:17; Mt 10:42). Encontrará misericórdia da parte de Deus, porque a misericórdia triunfa sobre o juízo. A justiça clama por castigo, mas a misericórdia concede perdão (2Tm 1:16-18; Tg 2:13). Você crê nestas promessas? 

A punição ao não misericordioso | Se você é insensível à dor alheia, a necessidade do seu igual, até mesmo de seu próprio irmão na fé. Se você não evangeliza, não perdoa, não adverte, não aconselha. Mesmo podendo e sabendo que este pequeno gesto pode mudar a vida deles, você não é misericordioso! Aquele que tem a oportunidade de ajudar, de perdoar, de tirar uma pessoa do seu "deserto", e fecha os ouvidos ao seu clamor, será tratado da mesma forma pelo seu igual (Mt 7:1-2) e um dia clamará ao Senhor e não terá resposta (Pv 21:13). Não exercer misericórdia é uma maldição: “porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso.” [...] (Tg 2:13). 
 

A felicidade de aliviar a dor uns dos outros | Felizes são aqueles que se colocam no lugar do outro e agem com tolerância em relação a suas falhas, os advertindo em amor, sem hipocrisia. Os ajudam a vencer suas fraquezas entendendo o conflito de nossa natureza pecaminosa. Têm compaixão e oram para que o Espírito Santo lhes dê forças para resistirem aos dias maus. Não se apressam em condenar, mas compreendem o tempo de Deus, que muitas vezes adia a Sua justiça para que haja arrependimento e prevaleça a Sua misericórdia. São misericordiosos e perdoadores porque reconhecem que a misericórdia de Deus os alcançou primeiro. Deus olhará para ele com a mesma misericórdia que ele olhou para o seu semelhante.

4. TEMPO DE COMPARTILHAR E ORAR | Pai, meu coração se enche de gratidão porque em Teu amor a Tua graça me alcançou. Senhor, me ajude a ser misericordioso com meu semelhante como fostes comigo. Pai, perdoa essa gente! Agora eu consigo enxergar suas lutas e suas dores. Pessoas que antes eu desprezava, mas que agora tenho compaixão e farei de tudo para ajudá-las em sua caminhada. Aquilo que fizeram contra mim, eu não quero que leve em conta, da minha parte está perdoado (Lc 23:34; At 7:60). Tenha misericórdia de todos nós Senhor!

310 visualizações